quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Evolução dos Paineis Solares: Última Geração

A última geração de energia solar, também conhecida por "a Energia Solar Termodinâmica Energie representa o grande salto no desenvolvimento da captação da Energia do Sol. Com elevados índices de fiabilidade e eficiência o Sistema Solar Energie ultrapassou todas as limitações patentes nos sistemas tradicionais".
Os sistemas solares Termodinâmicos são equipamentos baseados no princípio de refrigeração por compressão, Príncipio de Carnot, constituídos por um painel solar e uma bomba de calor. Permitem efecturar aquecimento central e aquecimento de águas sanitárias.
O Painel Solar, que é o principal componente, colocado no exterior assegura a captação da energia de :
  • Radiação solar directa e difusa
  • Ar exterior, por convecção natural
  • O efeito do vento (quase sempre existente)
  • A água da chuva



          A diferença de temperatura provocada pelos agentes externos, garante que o Klea (fluído frigorigénio ecológico) se evapore no interior do painel solar. A ausência de vidro no painel permite aumentar as trocas térmicas por convecção.
          Após a passagem pelo painel, o Klea é aspirado pelo componente mecânico do sistema, o compressor, o qual lhe eleva a sua temperatura e pressão, que é por sua vez transmitida ao circuito de água através de um permutador de calor.
         Antes do Klea regressar ao painel solar é necessário que ocorra um estrangulamento, ou seja, reduzir a pressão e garantir que atinge novamente o seu estado líquido, completando assim o ciclo.
         A produção de água quente é assegurada na totalidade, necessitando apenas de um baixo consumo eléctrico para funcionarem. Estes sistemas são capazes de extrair calor suficiente para aquecer um edifício até à temperatura de conforto, mesmo nos dias frios de Inverno. O mesmo equipamento usado no aquecimento central pode ser ainda utilizado para aquecer piscinas.



 

Evolução dos Painéis Solares: Segunda Geração

           Na segunda geração, devido ao aumento do preço dos combustíveis, decidiu recorrer-se a energias alternativas e a utilização dos painéis solares voltou a estar em vigor. Os painéis da segunda geração, nomeadamente, os tubos de vácuo e os colectores concentradores (CPC) são superiores aos da primeira, no entanto, apresentam mais fragilidade e menos durabilidade que estes.
         “Nenhum sistema desta geração resolve, a não ser com imensas áreas de captação, alguns dos seguintes caprichos da natureza:
  • Ausência de Sol no período nocturno;
  • Média de 7 horas de dia no Inverno;
  • Apenas 3 a 4 horas de Sol por dia do Inverno.”

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Evolução dos Painéis Solares: Primeira geração

Na primeira geração, o Homem tentou solucionar o facto dos painéis solares serem pouco rentáveis, no entanto, introduziu materiais que só os tornaram mais frágeis:
  • “Vidros de protecção;
  • Chapas de absorção e/ou tubos de transferência em metais com elevado risco de corrosão;
  • Tintas de durabilidade duvidosa;
  • Vedantes sensíveis à degradação pela radiação solar;
  • Sistemas de descongelação inseguros, ou mesmo perigosos”
            Nos anos 80, a utilização dos painéis solares foi abandonada quase por completo devido ao facto de terem uma vida útil de apenas seis anos.

O Nosso Inquérito

           Realizámos um inquérito acerca das Energias Renováveis, para ficarmos conscientes do nível de conhecimento da nossa comunidade escolar acerca desta temática.
Após a análise dos dados, chegámos à conclusão que as pessoas inquiridas acreditam que Portugal apresenta condições favoráveis para a produção de energia através das Energias Renováveis, pois possui um clima favorável, é o país da Europa com mais horas de insolação solar, possui montanhas onde é possível construir parques eólicos, entre outros aspectos.
Contudo, a opinião sobre o investimento português neste tipo de energias é divergente, pois uma grande percentagem dos inquiridos afirmam que o investimento tem sido insuficiente, mas também outra grande parte diz que o investimento tem sido suficiente.
Como já estávamos a prever, infelizmente, são ainda poucas pessoas que possuem algum tipo de aproveitamento de Energias Renováveis, apesar de a maioria das pessoas terem a sua habitação num local onde seria rentável o aproveitamento da energia proveniente do Sol.
Na última questão tivemos uma grande abstenção de respostas, e das respostas dadas, poucas foram as que deram uma resposta concreta. Sendo assim, a maioria afirma que só podemos sobreviver exclusivamente com as Energias Renováveis daqui a vários anos, mas também foram consideráveis o número de respostas que acreditam que nunca será possível, ou então, isso só irá acontecer quando acabar o petróleo.
Com isto, o nosso grupo vai começar a trabalhar no nosso projecto da construção do barco, para mostrar às pessoas, que a energia proveniente do Sol pode ser aproveitada em diversos casos, basta para isso trabalhar e acreditar.


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

                A energia solar é a radiação proveniente do Sol que pode ser captada e transformada numa energia directamente utilizada pelo ser humano, para o aumento de temperatura de águas (colectores solares) ou para produção de energia eléctrica (painéis fotovoltaicos).
                A energia solar, não só é uma energia limpa, inesgotável, mas também tem a vantagem de se poder obter em locais remotos. Contudo, comparada com as energias fosseis, tem uma menor rentabilidade, um elevado custo na instalação de infra-estruturas e altera as paisagens. 


Foto: Grown Up Permaculture

História da Energia Solar


            O Sol é a estrela mais próxima do nosso planeta e da energia fornecida por ele, cerca de 30% é reflectida para o espaço e os restantes 70% são absorvidos pelas nuvens, mares e superfície terrestre. Assim, é vantajoso aproveitar esta energia.
Como algumas grandes descobertas, também a energia solar foi descoberta ao acaso pelo físico Alexandre Edmond Becquerel, que verificou pela primeira vez o paramagnetismo do oxigénio líquido, em 1839, ou seja, a exposição de eléctrodos de platina ou de prata à luz dava o efeito fotovoltaico.
             A construção da primeira célula fotovoltaica foi essencial para o desenvolvimento deste tipo de energia, e também ela foi descoberta numa carta de Willoughby Smith a Latimer Clark, no dia 4 de Fevereiro de 1873, num acidente imprevisível.
                                                                

Introdução ao nosso BLOG

               No âmbito da disciplina de Área de Projecto da Escola Secundária de Caldas de Vizela, o grupo VI da turma do 12ºC, no presente ano lectivo 2010/2011, tem em vista seguir cursos de engenharia, nomeadamente, engenharia mecânica, engenharia civil e engenharia industrial de gestão. Assim, o nosso projecto, incidiu sobre o estudo das energias renováveis.
                Este blog tem a finalidade de dar a conhecer o nosso trabalho ao longo deste ano lectivo, sendo continuamente actualizado. 

Bloggers: Carla Ribeiro, Celso Sousa, Helena Sousa e Diogo Sousa