Parque Solar Fotovoltaico 46 Mw – Portugal
Portugal pela sua geografia tem todas as vantagens para investir nas Energia Renováveis, assim, actualmente, situado em Amareleja, está o maior empreendimento Solar em funcionamento do Mundo. A empresa Acciona Energia é o promotor do Parque Solar Fotovoltaico da Amareleja (Moura), o maior em todo o mundo com este tipo de tecnologia, cuja construção demorou cerca de 13 meses e investiu-se cerca de 261 milhões de euros.
O Parque da Amareleja tem 46 Mw de potência e a sua instalação produzirá 93 milhões de kWh, energia suficiente para suprir o consumo de mais de 30 mil habitações portuguesas, sendo, assim, evitada a emissão de 89.383 toneladas anuais de CO2. Este parque foi construído num terreno com 250 hectares, possuíndo 2.520 painéis seguidores solares azimutais, cada seguidor tem 104 painéis. Assim, é a central maior do mundo, tanto em potência total instalada como na capacidade de produção de energia.
Parque Solar da Amareleja, Moura, Portugal |
Parque Solar Fotovoltaico 100 Mw – Abu Dhabi
Neste momento, encontra-se em construção o que será, brevemente, o maior Parque Solar Fotovoltaico, que se situará em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos.
A Masdar, empresa de Abu Dhabi especializada em Energias Renováveis e Alternativas, juntou-se às empresas europeias Total e Abengoa Solar para que assim possam investir naquele que será o maior Parque Solar de Concentração do mundo.
Está previsto um investimento de 600 milhões de dólares (cerca de 469 milhões de euros), sendo que esta unidade terá capacidade para gerar 100 Mw.
Em 2012, o projecto será composto por 769 espelhos e será capaz de alimentar energeticamente 62000 residências.
Parque Solar Fotovoltaico 280 Mw – Arizona
Ainda existe um outro projecto que após a construção será o maior Parque de Concentração Solar e estará situado na Arizona, Estados Unidos da América.
A previsão da entrada em funcionamente deste novo Parque Solar é já este ano e terá a capacidade instalada total de 280 Mw (energia suficiente para sustentar energeticamente 70000 casas).
Este parque irá usar o sistema proprietário Cocentrating Solar Power (CSP) através da tecnologia desenvolvida por Abengoa Solar, e irá cobrir uma superfície de aproximadamente 1.900 acres (aproximadamente 769 hectáres).
Acho que Portugal investiu muito bem neste tipo de energias, afinal são Energias RENOVÁVEIS!
ResponderEliminarE temos de, cada vez mais, utilizá-las, pois estamos a preservar o meio ambiente e, assim, deixamos um mundo melhor para as futuras gerações e, também, estamos a poupar, visto que, se está a passar uma grande crise económica!
Continuação de um bom trabalho :)